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Id:201 - (533)
Autor:Campello, Ana Margarida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação detecnólogos em saúde no brasil^ipt / Teaching as business: the growth in the offering of health technologists’ education courses in Brazil
Fonte:Trab. educ. saúde;7(supl):[175-190], 2009. .
Resumo:Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa “Formação de tecnólogos em saúdeno Brasil: tendências, situação atual e a relação quantidade-qualidade”. Inicialmente, são analisados dados dos censos da educação superior (1991-2006), buscando-se identificar as principais características da evolução da oferta dos cursos de formação de tecnólogosem saúde, destacando-se o caráter privado da explosão da oferta, a partir, principalmente, dos primeiros anos deste século e, como consequência,da reforma da educação profissional dos anos 1990, no Brasil. Em seguida, apresentam-se questões sobreo perfil do tecnólogo, sobre as características históricas desses cursos e a pertinência de sua oferta na área da saúde, comparando-se as especificidadesda formação do técnico, do tecnólogo e do bacharel. Como conclusão, são assinalados indicativos para a continuidade desta pesquisa, com vistas à realização de estudos comparados sobre a formação de tecnólogosem saúde no Brasil e em outros países.(AU)^ipt.
Descritores:Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Pessoal de Saúde
Tecnologia Biomédica/educ
Educação Superior
Educação Profissionalizante
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=265

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Id:182 - (514)
Autor:Bassinello, Greicelene Aparecida Hespanhol; Bagnato, Maria Helena Salgado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os primórdios do Projeto Larga Escala: tempo de rememorar^ipt / The Project on a Large Scale in its first times: time for a recall
Fonte:Rev. bras. enferm;62(4):[620-626], jul.-ago. 2009. .
Resumo:Neste trabalho reconstituímos os primeiros contornos do Programa de Formação em Larga Escala de pessoal de Nível Médio e Elementar para os serviços básicos de saúde. Examinamos os primórdios do Plano de Larga Escala, apoiados em fontes documentais, em especial contamos com a entrevista-memória de Izabel dos Santos que preencheu de significados essa experiência. Nas análises investigamos os pressupostos e a tramitação da Proposta em âmbito nacional. Do nosso ponto de vista, esta experiência incorporou um sentido mais amplo de qualificação: em que a centralidade do trabalho, como uma condição para o processo de formação de trabalhadores, constituiu-se como um pressuposto pedagógico-metodológico e de qualificação no ambiente de serviço, com o intuito de formar um profissional crítico. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Profissionalizante
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000400022

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Id:108 - (118)
Autor:Feuerwerker, Laura C. M; Sena, Roseni R.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição ao movimento de mudança na formação profissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI^ipt / A contribution to the movement for change in professional healthcare education: an assessment of the UNI experiences
Fonte:Interface comun. saúde educ;6(10):37-49, fev. 2002. .
Resumo:O artigo analisa estratégias de mudança e resultados parciais das experiências de mudança da formação de profissionais de saúde desencadeadas a partir dos projetos UNI na América Latina. Destaca-se a articulação orgânica entre universidade, serviços de saúde e organizações comunitárias como estratégia fundamental para orientar os processos de mudança na direção da relevância social. Características essenciais das propostas inovadoras de formação: currículos integrados, organizados em módulos temáticos baseados em problemas relevantes da realidade; metodologias ativas de ensino-aprendizagem que tomam estudantes como sujeitos; prática nos cenários dos serviços e da comunidade desde o início da carreira; avaliação formativa e somativa ao longo de todo o processo. (AU)^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação Profissionalizante
Inovação Organizacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832002000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:75 - (85)
Autor:Bagnato, Maria Helena Salgado; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ensino médio e educação profissionalizante em enfermagem: algumas reflexões^iund / High school and professional education in nursing: some reflections
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;41(2):279-286, jun. 2007. .
Resumo:Este trabalho tem o objetivo de analisar as políticas de educação profissional, problematizando aspectos das mudanças efetuadas no ensino médio no Brasil. De maneira geral, as legislações aprovadas manifestam interesses das políticas neoliberais, dos organismos multilaterais e as implicações da reorganização mundial produtiva e da redução da participação do Estado nas políticas sociais. Explicita-se também a maneira de o país se articular ao processo de globalização mundial, num papel dependente, mais consumidor do que produtor de conhecimentos, perdendo a oportunidade de conquista de sua autonomia, inclusive no campo de formação profissional. Com base nas possibilidades aventadas, por essas legislações, para a organização curricular, defendemos que o ensino profissionalizante em enfermagem deve assumir uma perspectiva técnica integrada a uma educação geral, oferecida num mesmo espaço, diminuindo o risco de uma formação minimalista e aligeirada.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Técnica em Enfermagem
Políticas Públicas
Educação Profissionalizante
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000200015&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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